Em julho de 2014, nos mudamos para a mais nova cidade do Distrito Federal, no Condomínio Paranoá Parque, localizado no Paranoá. Muitas famílias moradoras do Paranoá trouxeram em suas histórias de vida algo muito semelhante. Em sua maioria, as famílias desta região possuem número de filhos superior a dois por residência; mulheres exercendo o papel de mãe e pai e mantenedoras de sua casa; baixo rendimento salarial, sendo requisito indispensável para a aquisição de imóvel pelo programa “Minha Casa Minha Vida”.

Com o decorrer dos dias, notou-se que as crianças e adolescentes sem ocupação e ociosas, passaram a fazer uso de substâncias psicotrópicas de uso proibido, de forma livre e indiscriminada pelas ruas do condomínio e dependências dos blocos residenciais, bem como encontros amorosos e prática de atos libidinosos. Em dada ocasião, no mês de dezembro, o Mestre Cláudio Coelho, juntamente com seu filho Gabriel de 12 anos, faixa vermelha, resolveram realizar um treino de Taekwondo em um espaço denominado “Centro de Convivência”. Vestiram seus “duboks” e iniciaram o treino diário que estavam acostumados. O treino foi assistido por crianças e adultos moradores da região.
Na mesma ocasião, e observando o interesse das crianças que ali assistiam o treino, imediatamente convidaram as crianças para participarem do treino. A atitude atraiu mais e mais crianças a adolescentes, que deram origem ao Instituto Cláudio Coelho.

Atualmente o Instituto Cláudio Coelho atende a aproximadamente 280 (duzentos e oitenta) crianças, adolescentes e adultos que possuem idades de 2 a 29 anos, em horários e dias específicos, em quatro regiões administravas do Distrito Federal, quais sejam:

  • Paranoá – Taekwondo;
  • Varjão – Boxe Chinês Sanda;
  • São Sebastião – Cross Training;
  • Fercal – Creche ballet

Por fim, o Instituto Cláudio Coelho possui estimativa de aumentar a capacidade de crianças assistidas, passando a atender mais 200 crianças que se encontram na fila de espera.